terça-feira, 10 de julho de 2007

O Elemento Base



Formação original de 1997:
Fernando Morais - vocais
André Schmitt - guitarra solo
Aderson Roberto - guitarra base
Leonardo Garcia - baixo
André Peralta - bateria
Formação do ano de 2000:
Fabrício Roland - vocais
André Schmitt - guitarra solo
Aderson Roberto - guitarra base
Leonardo Garcia - baixo
André Peralta - bateria



O que acontece quando alguns vizinhos que gostam do mesmo estilo de música e manifestam algum interesse por algum instrumento musical? Nasce uma Banda.

Foi assim que aconteceu conosco, André Peralta, vizinho de Leonardo Garcia, amigo de Fernando Morais, que conhecia eu, que era colega de André Schmitt. Este foi o embrião inicial do Elemento Base, banda na qual toquei a minha humilde guitarrinha durante alguns anos.

Éramos todos músicos iniciantes, alguns de nós mal sabia tocar o seu instrumento, mas onde faltava técnica, sobrava vontade e tesão! Lembro dos dias que virávamos ensaiando em um cubículo que ousávamos chamar de estúdio.

Com esta formação ainda meio tosca chegamos a fazer alguns shows, desde animação de festa junina, alguns aniversários e até alguns eventos promovidos pelas prefeituras de Viamão e Porto Alegre (aguardem os vídeos, em breve no Youtube!).

Depois de quase dois anos tocando apenas covers das nossas bandas preferidas, resolvemos nos dedicar as nossas próprias canções. A coisa toda fluía muito bem e eu realmente gostava do que fazíamos. Das fases em que eu participei da banda, esta sem dúvida é a que me deixa mais saudades.

Em outrubro de 2000 alcancei um objetivo na minha vida. Consegui me casar com a mulher que eu tanto desejava (e acreditem, não foi fácil). Era a minha despedida do Elemento Base. Dedicar horas, as vezes dias a composição e infinitos ensaios já não era mais possível para mim. Meu tempo agora era dedicado 100% a minha esposa Liliane.

Mas o Elemento Base já era uma realidade e a minha saída pouco influenciou no desenvolvimento da banda.

Aqueles garotos que começaram a tocar juntos apenas como um passatempo ou uma brincadeira, amadureceram e gradualmente o som que produziam foi tomando uma cara mais profissional. O tempo era um aliado deles, e conforme passava, ia aprimorando a técnica dos membros remanescentes. Não tardou para que Fernando Morais o então vocalista da banda deixasse o Elemento Base também pois não conseguira evoluir como os demais companheiros. Em seu lugar entrou Fabrício Roland.

O novo vocalista foi apresentado por André Peralta e tinha (e ainda tem) a seu favor uma peculariedade que o tornava muito especial, o seu timbre de voz. Fabrício estava para o Dinho Ouro Preto assim como o vocalista Kim (do Catedral) estava para Renato Russo. A semelhança com o vocalista do Capital Inicial foi um fator determinante para o ingresso de Fabrício na banda uma vez que todos eram fãs declarados do grupo de Brasília.

Com esta formação a qual eu considero a melhor o Elemento base gravou o seu 1º e único CD. Foram três meses de gravações trancafiados na casa de André Schmitt no melhor estilo "Big Brother" (só podiam sair de lá depois de concluírem o trabalho). Assim como o reality Show da TV, não faltaram brigas e desavenças no decorrer do processo. O saldo desta empreitada foi um CD com uma qualidade excepcional e um integrante a menos na banda. André Schmitt, a alma musical da banda não resiste a fadiga e é "eliminado" do Elemento Base.

Na minha opinião o Elemento Base acabou aí. Os membros que ficaram ou os que entraram depois, não mantiveram a pegada anterior. Os arranjos das canções eram quase todos compostos por André Schimitt e executa-los sem a sua presença ficou meio complicado. Ainda assim a banda persiste e assim como eu, colhe os louros do passado. Tem uma comunidade no Orkut e volta e meia fico sabendo de um show aqui e outro acolá... mas nunca com a mesma formação. Uma pena.

Abaixo deixarei para download uma das músicas que fiz quando eu ainda era integrante da Banda. Embora ela seja de minha autoria, foi executada após a minha saída do grupo com novos arranjos e uma pegada bem mais pesada. Para quem gosta de Capital Inicial eu recomendo, nem que seja somente a título de curiosidade, dada a semelhança entre as duas bandas.

Esta canção é minha filha. Embora na versão oficial eu esteja dividindo os créditos com Leonardo Garcia, ela é minha filha. Usei um esboço do meu amigo Léo para compo-la e acredito ter ficado bastante pessoal, por isso acho que a paternidade desta canção me pertence. No entanto devo admitir que os arranjos novos introduzidos pelo guitarrista André Schmitt deram uma cara muito mais "Rocker" para a música.


Para baixar a música "Nada é Igual" da banda Elemento Base, clique aqui.

Gostaram? Então aí vão os links para as outra músicas do CD:

Todos o Downloads serão feitos via Rapidshare, depois que você for desviado para a página deles basta selecionar a opção "FREE" e digitar aquelas letrinhas chatas. O download começará de imediato rapidamente e sem filas. Bom proveito.

Para baixar a música "Eu Fui Ver O Amanhecer " clique aqui.

Para baixar a música "Deixo_De_Lado" clique aqui.

Para baixar a música "Sem_Precisar_Dizer_Que_Te_Amo" clique aqui.

Para baixar a música "Nada_Acontece" clique aqui.

Para baixar a música "Flores_Não_Caem_Do_Céu" clique aqui.

Para baixar a música "Talvez_Por_Vergonha" clique aqui.

Para baixar a música "Maldição" clique aqui.

Para baixar a música "O_Lado_Escuro_Do_Mundo" clique aqui.

Para baixar a música "Giulha" clique aqui.

Para baixar a música "Triste_Destino" clique aqui.

Para baixar a música "Pode_Ser_Tarde" clique aqui.

É isso aí, o CD inteirinho da Elemento Base, se você baixou, não deixe de enviar o seu comentário, se gostou, indique a seus amigos!