quarta-feira, 20 de junho de 2007

Revista Animax

No finalzinho dos anos noventa uma publicação Paulista fora do eixo Abril/Globo começou a se destacar no mercado dos quadrinhos. Era a revista Animax da editora Magnum. Os desenhos de anime gradativamente iam tomando o lugar dos já manjados americanos. Seguindo esta tendência, a revista Animax entra no mercado para suprir uma lacuna que as duas editoras que detinham o monopólio dos quadrinhos no Brasil estavam deixando. Mas o que mais me chamou a atenção na breve saga da revista Animax, foi o seu investimento na produção nacional. Até então produzir material de um personagem já consagrado em outro país era uma coisa quase que inédita, somente a Editora Abril fazia isto com as historinhas do Senhor Disney. A ilustração acima foi uma das tantas que enviei para que fossem avaliadas por Sergio Peixoto o então editor da revista. A esperança de ser absorvido pelo mercado de trabalho era grande, pois eles lançaram no Brasil um título da Revista do Personagem japonês Megaman com produção 100% tupiniquim. Artistas nacionais criavam os roteiros e todas as etapas da arte. eu bem que tentei enganá los, mas meu estilo realmente não era este e eu acho que eles perceberam.
Retifico...
Segundo meu grande amigo e assessor para assuntos aleatórios, Jorge Luís, http://jjorgelcp.blogspot.com/
a façanha de publicar um personagem estrangeiro com produção nacional já havia acontecido antes. Contando somente com a memória, o "googleman" lembrou de alguns casos como o da Editora Ebal que vez que outra criava umas HQs com os super heróis da Marvel (Xmen, Nick Fury...). É possível que o Fantasma também tenha ganhado uma versão brasuca.

Nenhum comentário: