sábado, 7 de julho de 2007

Instituto de Artes do Rio Grande do Sul

Em 1997 ingressei na Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Se eu disser que minha estadia por lá foi de pouca serventia estarei mentindo, mas definitivamente não era o que eu estava procurando. Em primeiro lugar o quadrinho em si era desconsiderado pelos professores de lá, costumavam dizer que aquilo não se tratava de arte e sim um produto meramente comercial. A arte deveria ser feita pela arte e movida apenas pela inspiração do artista. Qualquer outro motivo que justificasse a produção de uma obra (dinheiro por exemplo) não era bem vista e costumava ser menosprezada. Trabalhar em cima de um estilo pré determinado que não fosse o seu também era considerada uma prática de mau grado. Foi uma época bastante difícil para mim. Imaginem um cara que fez quadrinhos durante uma vida inteira ficar um semestre inteiro sem poder desenhar uma figura humana. No primeiro semestre do curso de Artes Plásticas é assim, aprende-se somente os fundamentos do desenho (linha, texturas, composição, fidelidade, intensidade) e para isso usamos como tema somente a natureza morta. Um saco.
A partir do segundo semestre a coisa começa a melhorar um pouco, começamos a fazer uma cadeira chamada "desenho da figura humana 1". São introduzidas aulas com modelo vivo e também o uso de cores (antes só podíamos usar o grafite). O desenho que esta ilustrando este post foi feito em uma destas aulas. Fiz ele em cima de um rápido esboço de cinco minutos, depois a modelo mudava de posição e permanecia por cerca de dez minutos. Nesta fase tínhamos que definir cores e texturas a serem utilizadas. Por último ela retornava a posição original e permanecia por mais vinte e cinco minutos. Era nesta fase que dávamos o acabamento no desenho.
Acho que eu não fui um bom aluno, pois por mais que eu me dedicasse, meus trabalhos sempre ficavam parecidos com quadrinhos e como eu já disse, os professores não gostavam muito disso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).