sexta-feira, 6 de julho de 2007

Made in U.S.A.

Este personagem criei com o intuito de dar umas alfinetadas no pessoal que eu julgava meio "bitolado". Minha intenção era ser irônico com aqueles que se limitavam a comer, usar, consumir de um modo geral o que vinha dos Estados Unidos. Gostaria de coloca-lo em confronto direto nas mais diversas e inusitadas situações, como por exemplo: brigar com um balconista que lhe oferecesse guaraná ao invés de Coca-Cola, tirar o palheiro de um caipira e lhe dar um maço de Malboro, tentar convencer as demais pessoas que os lanches do Macdonalds eram bons e saudáveis, etc... e muitas outras que só você lendo a História para saber.
Houve uma época em minha vida que eu fui uma tanto quanto exacerbado no diz respeito a nacionalismo. Só ouvia Legião Urbana, livros somente de autores nacionais e quadrinhos preferencialmente com artistas brasileiros. Realmente me incomodava ver adolescentes idolatrando (embora eu também o fizesse) os quadrinhistas americanos. Ficava pensando nos bons artistas que tinha-mos por aqui trabalhando e mostrando sua arte no universo underground. Na minha opinião o sol deveria brilhar para todos e os consumidores de quadrinhos e produtos afins deveriam também dar uma pouco de atenção para o que era produzido por aqui.
Hoje reconheço que foi apenas uma fase da minha vida, um pensamento que se foi do mesmo modo que veio. Hoje penso que o espaço deva ser conquistado pela sua qualidade e não por nacionalidade. Se os quadrinhos gringos aparecem mais que o nosso, talvez seja porque são realmente melhores, cabe a nós então produzir mais e melhor e deixar de se lamentar.

Nenhum comentário: