terça-feira, 3 de julho de 2007

Mestre Mcfarlane

No comecinho dos anos noventa surgiu um desenhista que iriam servir de inspiração a uma geração inteira de fãs. Seu nome era Todd McFarlane. Meu primeiro contato com a obra deste artista foi nas HQs do Incrível Hulk. Lembro de ficar absolutamente impressionado com o estilo do cara, conseguia ser realista sem ser acadêmico, conseguia ter muito estilo sem ser completamente autoral. Nos anos noventa a cada 10 capas de gibis, pelo menos 7 eram feitas por ele, mesmo que o interior da revista trouxesse outro desenhista, somente a capa feita por mackfarlaine já garantia 50% das vendas. Um fenômeno que mais tarde dividiria o seu brilho com outros grandes nomes. A ilustração que eu fiz aí em cima é um exemplo desta influência, é claro que no meu caso mal dá para se notar, mas acreditem, em 1996 o meu sonho era desenhar como Todd McFarlane. O desenho foi todo feito com uma caneta a Nanquim (eu achava que os caras usavam isso) e foi mega hachurado ficando mais parecido com uma xilogravura. Mais tarde fiquei sabendo que se usava bico de pena ou pincel e a caneta ficava limitada aos traços com régua ou letras. Demorou.

Nenhum comentário: