terça-feira, 25 de março de 2008

Guarda do Embaú - Pimeiras Impressões de uma Breve Passagem


Achou o título esquisito? Não estranhe, pois é exatamente isso o que eu quis dizer.
Tirei uns dias de férias e fui para o litoral de Santa Catarina, na Praia da Pinheira mais precisamente. Lá chegando eu notei que eu estava hospedado ao lado da famosa Guarda do Embaú.
É claro que eu não deixei escapar esta oportunidade e fui lá para dar uma conferida. Reservei uma tarde para fazer isso. Foi pouco. Tratava-se de um local de rara beleza e eu precisaria no mínimo de uma semana para não deixar nada para trás. Fiz o que pude dentro da minha proposta, fotografei as coisas que mais me chamaram a atenção nestas poucas horas em que fiquei lá.

Situada no Parque Estadual da serra do Tabuleiro, a praia da Guarda do Embaú situa-se às margens do rio da Madre, 40 km ao Sul de Florianópolis (BR 101) e 40 km ao N de Garopaba.
É um lugar muito lindo que mistura o verde das matas do morro do Urubu; as águas do rio da Madre (cruzadas pelos multicoloridos barcos de pesca que fazem a travessia dos turistas pra a praia); as dunas que se estendem até a praia da Gamboa a uns sete quilômetros e o mar (com ondas majestosas que dão fama ao local, paraíso dos surfistas e amantes da natureza intocada).
É uma praia jovem, freqüentada por diversas "tribos", rústica e animada, onde os shows se desenvolvem quase que diariamente no verão.

A vila de pescadores fica à margem de um tranqüilo rio, junto ao mar.

Guarda do Embaú localiza-se a um extremo dos antigos Campos de Araçatuba onde, no passado, os moradores do norte da Ilha de Santa Catarina criavam gado.
Já em 1728 o Rei de Portugal, através de provisão régia, determinou que aquelas paragens fossem transformadas em campos de pastagem, o que de fato ocorreu.
A região também era utilizada por tropeiros que viajavam do sul rumo à cidade de Desterro (hoje Florianópolis), ou a outras, situadas mais ao norte.
Nos dias atuais, a população vive da pesca e do turismo, bastante intenso nos meses de verão.
Para assistir ao vídeo, clique >aqui<.

Nenhum comentário: